Como ter um imóvel pela CDHU? Pré requisitos!

Obter a casa própria é um dos maiores desejos dos brasileiros, principalmente porque nos dias atuais, tem sido cada vez mais difícil ter um local para chamar de seu como casa. Os empregos estão cada vez mais defasados, assim como os salários. Dessa forma, tornou-se até mesmo um artigo de luxo.

Você sabia que o Minha Casa Minha Vida não é o único programa para financiamento? Também existe o CDHU 2021, conhecido como Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano. Programa criado pela Secretaria de Estado da Habitação, é preciso atenção a alguns dados específicos para adquirir sua casa por meio dele.

Veja mais informações abaixo e fique por dentro.

Como ter um imóvel pela CDHU?

Como ter um imóvel pela CDHU?

É preciso que a família interessada espere pela abertura das inscrições para que o empreendimento aconteça no município que se mora, sendo assim, inscrito e aguardar o sorteio público.

Geralmente quando os sorteios se abrem, muitas das informações do local, data, condições para participar do sorteios e demais considerações são divulgadas na internet ou pelos meios de comunicação mais comuns. Além disso, é possível ficar de olho no site da CDHU e verificar quais são os municípios com inscrições abertas, ademais, existem também os postos de atendimento, os escritórios regionais e também o Alô CDHU, que pode ser contatado pelo número 0800 000 2348.

A venda do imóvel só pode ser realizada depois da aprovação da CDHU, isso só acontece depois da publicação do decreto. Por isso é sempre importante se manter informado.

Como funcionam os sorteios da CDHU?

A CDHU costuma informar com antecedência onde serão os locais e as datas de sorteio, além disso, é importante frisar que deficientes físicos ou idosos possuem preferência. O representante da família é o único que pode participar do sorteio, caso contrário, perderá sua vaga dentro do programa.

No momento da inscrição, o representante vai receber duas vidas da senha do sorteio, aquela que possui a escrita de “URNA” é a que se destaca e então é depositada em uma urna correspondente.

Depois do sorteio, os titulares recebem uma convocação para apresentar os então documentos e assim, montar o dossiê para comprovar se se enquadram no perfil desejado. Assim como o Bolsa Família, as famílias têm seu perfil analisado previamente no CadÚnico – Cadastro Único -, destinado para programas sociais no Brasil.

Quais são os critérios de inscrição?

Para que se possa inscrever no processo de inscrição do CDHU, é preciso estar dentro de alguns pré requisitos, que são:

  • A família deve ter renda entre 01 e 10 salários mínimos, dependendo do tipo de empreendimento dentro do programa; 
  • Não se pode ser  proprietária e não ter nenhum financiamento de imóvel residencial em qualquer parte do território nacional; 
  • Não ter sido atendida anteriormente por programas habitacionais da Secretaria da Habitação/CDHU ou demais agentes promotores de atendimento habitacional de moradias populares; 
  • A família deve morar, pelo menos, nos últimos 5 anos no município, ou o responsável pela família deve trabalhar no município nos últimos 5 anos, no mínimo; 
  • Se for família de apenas uma pessoa, a CDHU atende somente a partir de 30 anos de idade e exclusivamente em unidades de 1 ou 2 dormitórios (atendimento limitado a 5% das unidades habitacionais de cada empreendimento).

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *